RSS

Aqui a poliomielite ta fora Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite a Secretaria Municipal de Saúde de Ira

Aqui a poliomielite ta fora

Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite a Secretaria Municipal de Saúde de Irani já vacinou 90% das crianças de 0 a 5 anos. A campanha se estende até o dia 25, por isso, se você ainda não levou o seu filho ou filha para tomar as duas gotinhas vá o quanto antes.

A campanha iniciou ainda no dia 14 de Setembro com a vacinação no interior do município e nos Postos de Saúde, e no dia 19 foi o "D" de vacinação, quando os três Postos de Saúde do município fizeram um horário especial, ficando abertos das 8 às 17 horas.

A paralisia infantil ou poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda transmitida por vírus que age como infecção não aparente ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Há 20 anos a poliomielite está erradicada no país, e para que continue assim, a vacinação anual é muito importante.

Fonte: http://www.irani.sc.gov.br/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Primeiros passos para uma nova economia

Na semana passada representantes da Secretaria de Agricultura e Infra-estrutura, CIDASC e EPAGRI de Irani estiveram reunidos com Nilo Bortoli, Coordenador do Escritório Regional do Ministério da Pesca. O objetivo da secretaria é desenvolver uma nova economia para o meio rural, a piscicultura.

De acordo com Antonio Milan, Secretário de Agricultura e Infra-estrutura, a idéia de investir em uma nova economia surgiu durante a Semana Santa com a Feira do Peixe Vivo, observando a grande demanda do produto. Após algumas reuniões e análises de mercado buscou-se então o apoio do Ministério da Pesca, que trouxe boas notícias.

"O Ministério da Pesca está pensando em toda a cadeia produtiva, desde a assistência técnica, estação para a produção de alevinos, frigoríficos, industrialização, até a comercialização do peixe. Além disso, estamos disponibilizando programas de horas de máquina, financiamentos a longo prazo e a afundo perdido, e algumas outras opções." Diz Nilo.

O incentivo para o aumento da produção de peixe surgiu para atender a grande demanda do mercado, e para isso a indústria já está preparada. Na região, os frigoríficos de Anchieta e Concórdia juntos abatem três toneladas de peixe por dia, e outro em Abelardo Luz tem capacidade para abater quinze toneladas de peixe por dia.

A Secretaria de Agricultura e Infra-estrutura já está buscando recursos e em breve deve implantar a piscicultura no município. Mais informações no telefone 3432 0330 com Antonio Milan.

Fonte: http://www.irani.sc.gov.br/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Irani é contemplado com Eletrocardiógrafo

Irani é contemplado com Eletrocardiógrafo

Com o novo Eletrocardiógrafo, conquistado através do empenho da Secretaria Municipal de Saúde, nos casos mais urgentes, o cidadão iraniense pode contar com resultados em poucos minutos após o eletrocardiograma. O diagnóstico é feito por um cardiologista da Secretaria de Estado de Saúde de Florianópolis, que recebe o exame por meio da internet.

"Antes também eram feitos eletrocardiogramas no município, porém a Administração precisava pagar uma cardiologista para emitir os laudos. Com este eletro não teremos mais o gasto e poderemos estar utilizando o dinheiro para investir em outro trabalho dentro da Secretaria de Saúde". Diz Dilce Zenaro, Secretária de Saúde de Irani.

Desde o início do ano foram feitos no Posto de Saúde Médico João Gilberto Medeiros dos Santos mais de 217 eletrocardiogramas.

Fonte: http://www.irani.sc.gov.br/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS